quarta-feira, 5 de maio de 2010

Pauletti vota a favor de aposentados

Ter decidido estar em Brasília, nesta terça-feira, ao invés de permanecer no Rio Grande do Sul para receber o amigo tucano José Serra, em visita ao Estado, foi muito válido para o deputado federal Professor Ruy Pauletti (PSDB/RS). No início da madrugada desta quarta, ele ajudou a oposição a aprovar, por 323 votos a 80, o reajuste de 7,72% às aposentadorias da Previdência Social acima de um salário mínimo, contrariando o governo do PT, que tentava aprovar um índice menor. Os deputados também acabaram com o fator previdenciário, que achatava os valores das aposentadorias pagas pelo INSS.

Durante a sessão, que durou mais de dez horas, o deputado Pauletti fez dois pronunciamentos no Plenário da Câmara Federal. Ele era um dos mais indignados com as tentativas de deputados da situação, em tentar obstruir os trabalhos ou convencer os parlamentares a votar contrário à proposta de reajuste maior que o que o governo pretendia conceder, de 6,14%. Em uma das intervenções, Pauletti lembrou que nos dois governos de FHC, os benefícios acima de um salário mínimo tiveram reajuste real de 18,81%, enquanto que no período Lula, o reajuste real foi de apenas 3,5%.

Fator previdenciário

Até esta terça-feira, a aposentadoria por tempo de contribuição era calculada a partir das médias dos maiores salários de contribuição a partir de julho de 1994 – entram no cálculo apenas os oito maiores em cada dez salários de contribuição. O valor da média obtida era multiplicado pelo fator previdenciário. Isto provocava uma redução gradual nos benefícios da Previdência em relação ao salário de contribuição. Agora, o projeto de lei irá para a aprovação do Senado.

0 comentários:

 

©2010 ...