sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Fator Previdenciário

Atualmente, o cálculo dos benefícios utiliza a média de 80% das melhores contribuições a partir de 1994. A proposta em tramitação no Congresso Nacional reduz a média para 70% dos melhores salários de contribuição. Esta redução permitirá que os benefícios aumentem cerca de 6%, ou seja, se as novas regras estivessem valendo, a quase totalidade dos 4,4 milhões de benefícios concedidos no ano passado teriam sido atendidos.

Entretanto, esta novidade somente atingirá os aposentados após a votação da matéria nas duas casas legislativas – a Câmara e o Senado. Assim, quem quiser se valer das novas regras, terá que esperar sua aprovação. O fator previdenciário, no entanto, reduz as vantagens acima em até 50%, de acordo com a idade e o tempo de contribuição da pessoa.

“Por isto, sou favorável ao fi m do fator previdenciário e contra o aumento de apenas 2,5% oferecido pelo presidente Lula. Sou pelo justo e o justo é o reajuste de 8,9% para todos os segurados, em 2010, como quer a Confederação Brasileira de Aposentados e Pensionistas (COBAP)”, salienta o deputado.

0 comentários:

 

©2010 ...