sexta-feira, 25 de junho de 2010

CICs trazem pleito a Pauletti


O deputado federal Professor Ruy Pauletti (PSDB/RS) reuniu-se nesta sexta-feira, em Porto Alegre, com representantes das Câmaras de Indústria e Comércio (CIC) e lideranças municipais de Aceguá, Jaguarão e Chuí. O encontro, proposto pela CIC de Jaguarão, teve por objetivo pleitear apoio do deputado contra a concorrência desleal que o comércio de municípios fronteiriços com a Argentina e Uruguai enfrentam, em relação às chamadas free shops.

Segundo os comerciantes, os preços praticados nas zonas livres dos dois países seduzem os brasileiros, em detrimento do que é vendido no Brasil. Com as facilidades do Mercosul, até produtos brasileiros são encontrados por preços inferiores aos praticados por aqui, em razão da elevada taxa de impostos, sendo que nas free shops as mesmas mercadorias estão livres de taxação.

Pauletti disse ter conhecimento de um projeto de lei, de número 6316/09, que está sob análise das Comissões de Constituição e Justiça, de Comércio Exterior e de Relações Exteriores e Defesa Nacional (do qual é integrante), da Câmara dos Deputados, que prevê que municípios de fronteira internacional servidos por rodovias federais possam ter, também, suas próprias free shops. Ele se comprometeu a pressionar os relatores dessas Comissões para que dêem rápido andamento à análise do projeto.

Como membro do Parlamento do Mercosul (Parlasul), Pauletti também se comprometeu a fazer um pronunciamento na próxima reunião, em Montevidéu, ainda sem data definida, para apresentar o problema e pedir a reciprocidade de tratamento comercial nessas regiões.

0 comentários:

 

©2010 ...